-
Arquitetos: Ney Lima; Architecture Ney Lima
- Área: 570 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Clausem Boniface
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa influenciada pelos movimentos da arquitetura que surgiram nos anos 60 - os mesmos da construção de Brasília - não tem esse resgate histórico por mera coincidência. O resultado foi um pedido dos moradores quem amam o estilo modernista e único da capital junto a decisão do arquiteto que preferiu criar uma obra coerente com a cidade, que hoje é o maior exemplo vivo dessa escola, do que destoa com contexto local.
A casa foi entregue em 2008 e fica na região do Lago sul. Em 570 m² a residência toma forma a partir de linhas retas, volumes sóbrios e uso pontual de revestimentos onde a pureza dos elementos construtivos são intencionais.
Uma caixa geométrica de concreto bruto demarca a fachada, na entrada uma sequência de colunas de concreto (com 35 cm de diâmetro cada uma) são referência ao Oscar Niemeyer. Já na área de convívio temos um patrimônio cultural, um grande painel (de 5,80 x 4 m) com azulejos de Athos Bulcão, uma das últimas obras particulares que ele fez.
Apesar de existir um constante resgate da escola modernista um ar contemporâneo paira pela casa, não só pela escolha dos móveis, mas também na integração dos ambientes onde a área de lazer e ambientes internos se tornam um espaço só quando conveniente e quando necessário a vedação dos espaços é feita por grandes portas de vidro de correr, cada folha com 5,80 x 1,30 m, unidas por estrutura metálica pintada de branco.
Além dos elementos translúcidos e estruturas metálicas, outro elemento sobressai, dessa vez na área de lazer, onde a piscina foi revestida com mosaico de vidro (Vidrotil) vermelho vivo com argamassa branca. A cor além de aquecer o ambiente também é um atrativo descontraído para a habitação que foi projetada para receber com conforto os amigos dos proprietários.